O QUE É O LETRAMENTO?

    É o ato de ensinar a ler e a escrever dentro de um contexto, e fazer com que as atividades de leitura e de escrita façam parte do dia a dia das pessoas.

     De acordo com a Professora Magda Soares, este conceito envolve muito mais do que a alfabetização!

    O letramento é imprescindível na vida das pessoas. O indivíduo letrado consegue fazer uso da linguagem escrita e, por isso, participa de práticas sociais que envolvem. As crianças que já folheiam livros, brincam de escrever e ouvem as histórias que lhe são lidas, estão rodeadas de material escrito e são capazes de perceber seu uso e sua função – estão, portanto, inseridas no mundo do letramento.

TIPOS

   Há diferentes tipos de letramento – e novas formas sempre irão surgir –, pois estão situados na história e acompanham as mudanças tecnológicas, sociais, políticas, econômicas e culturais de uma sociedade. 

    O letramento digital, por exemplo, é um conceito novo e sofisticado, no qual o individuo tem a capacidade de responder adequadamente às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital.  Segundo Carmo (2003), é a capacidade de manusear natural-mente com agilidade as regras da comunicação em ambiente digital.

Referências Bibliográficas

  1. SOARES, Magda diário na escola, agosto, 2003

  2. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autentica 1999.

  3. CARMO, Josué G. Botura. O letramento digital e a inclusão social. Disponível em: http://paginas.terra.com.br/educacao/josue/

Entre em contato com a gente!

letraufmg@gmail.com

Av. Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia

Faculdade de Medicina - Campus Saúde - UFMG

Horário de funcionamento: terças de 07:30 - 11:30

Conheça e curta nossas páginas!

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now